sábado, 16 de junho de 2012

[web dicas] dicionário japonês


Bom galera, minha amiga jully-chan me passou alguns sites de dicionário japonês, vou compartilha-los com vocês.  Ta aí:

Sites do dicionário Japonês/português

E esse outro aqui que é dividido em duas partes.

(Parte 1)
(Parte 2)

Fica aí a web dica de hoje. xD

[WEB DICAS] Apostilas e tutorias

Essa é uma pequena lista de sites e blogs de apostilas e tutorias mangá. Confiram só:


Downloads de apostilas de mangas e tutorias ensinando a desenhar. Muito bom esse site.
http://drawprojet.blogspot.com.br


Downloads de apostilas fácil e rápido http://tutosdedesenho.blogspot.com.br/2012/01/revistas-curso-basico-de-desenho.html

Site que ensinar a desenhar aqueles personagens favoritos de animes,mangás e desenhos animados http://www.dragoart.com/

CDM (Como Desenhar Mangá).  Esse blog é muito legal. Ele vem com tutorial em imagens pra ajudar quem estar começando a desenhar.  http://cdmcomodesenhar.blogspot.com/

Blog brasileiro com downloads de apostilas de vários tipos, anatomia, poses, cenários e etc. http://www.onegaibr.com/blog/

Site que contem parte básicas do corpo e alguns links de como desenhar roupas, capas, camisas calças etc. http://www.mangatutorials.com/

Site com tutorias de anatomia, olhos, mãos, pés, cabeça etc. http://www.howtodrawmanga.com/howtodraw/tutorials.html (em inglês).

Um ótimo site para criar posições ou pega-las prontas. http://www.posemaniacs.com/

Site brasileiro com tutorias e links para outros sites, americanos e brasileiros. http://howtodrawmanga.wordpress.com/


Ficam aí as dicas. :D!

[dicas tutor] As estruturas e as tiras


O modelo mais simples são os das tiras. Se vocês perceberem as tiras do ocidente tem 4 quadros, e até recebem um nome especifico de YON KOMA, ou seja quatro quatros. Como podemos perceber nas tirinhas normais apresentam começo meio e fim, onde conhecemos os personagens e situação, o meio é a parte onde acrescentamos algo ou complementamos e no final resolvemos os pontos.

Já as tirinhas japonesas apresentam o estilo KISHOTENKETSU. Onde somos apresentados a uma situação, depois ele recebe um volume que a complementar, esse volume aumenta e é resolvido no final. Para acabar o ponto chave desse tipo de roteiro e compreende-lo para depois executá-lo. Mesmo que seu mangá seja pequeno, fazer a estrutura dele (o roteiro), fazê-lo com disciplina é a formula para uma carreira promissora.


Ficam aí as dicas. :D!

Fonte: A maravilhosa revista Neo Tokyo

[conto] Kaguya Hime - A lenda da Princesa Kaguya


     Há muito tempo atrás, vivia um pobre lenhador que cortava bambus para vender na cidade. Certo dia, no meio do bambuzal, ele avistou um bambu que brilhava como o ouro, tão radiante como sol! Achando aquilo um mistério, aproximou-se e cortou um pedaço do bambu. Para seu espanto, no interior havia uma pequena e adorável menina! Até então, o velho homem e sua esposa ainda não haviam tido filhos, então ele decidiu levar a menina para sua casa e o casal com muito Amor e Carinho, criariam a linda menina, que foi adotada com o nome de Kaguya Hime.
     
     Desse momento em diante, algo mágico começou a acontecer... Sempre que o lenhador voltava ao trabalho, encontrava em cada bambu, muitas moedas de ouro e logo tornou-se um homem rico. Três meses depois, para espanto do casal, Kaguya Hime cresceu e tornou-se uma linda donzela. Em pouco tempo o país inteiro tomou conhecimento da beleza inigualável de Kaguya Hime.  Assim, os pretendentes começaram a aparecer para pedir a mão de Kaguya Hime, mas ela recusou a todos. Só que haviam cinco nobres rapazes que não desistiram de conquistar Kaguya Hime, então para livrar-se deles ela pediu um presente para cada um e prometeu casar-se com o primeiro que lhe trouxesse o que ela havia pedido...

     Para o primeiro, ela pediu um vaso feito de pedras na qual seria encontrado num templo, bem no alto de uma montanha... O rapaz foi em busca do vaso, mas não conseguiu subir a íngreme montanha... Então, para não perder a moça, resolveu levar uma falsificação do vaso. Kaguya Hime, logo percebeu o malogro e assim, recusou-se casar com o rapaz.
     Para o segundo foi pedido um Ramo de Ouro que dava frutos de pérola, na qual seria encontrado na montanha Horai... O rapaz, por ser rico, poupou seus esforços e mandou que um ouríves fizesse uma réplica perfeita do ramo. Kaguya Hime, impressionada, resolveu dar seu consentimento, mas na hora de dizer sim, apareceu o joalheiro cobrando pelo serviço feito e assim, a jovem descobriu que fora enganada e desistiu do noivado.
     Para o terceiro rapaz, foi pedido o Manto Invisível de Tengo... O Tengo é uma planta mágica que habita a floresta... Mas o rapaz fracassou também.
     Para o quarto rapaz, foi pedido a Moeda que brilha no pescoço do dragão... Para chegar até o dragão, o rapaz enfrentou uma violenta tempestade e acabou desistindo também.
     Finalmente para o quinto rapaz, foi pedido um ninho de pássaro de espécie rara, mas o rapaz não conseguiu realizar a tarefa.

     Kaguya Hime chorou muito e pediu perdão aos pais por não ter encontrado seu futuro marido. Os pais, muito compreensivos, consolaram a filha, dizendo que o mais importante era tê-la como filha e que um dia ela arrumaria alguém que a Amasse de verdade.

     Passaram-se três anos e Kaguya Hime ainda continuava cada vez mais bela...
Numa noite de primavera, Kaguya Hime estava triste olhando fixamente para a lua cheia... Ela abaixou a cabeça e lágrimas caíram de sua face. Os pais, preocupados, perguntaram o que havia de errado com ela. Kaguya Hime olhou novamente para o céu e respondeu:


"Eu Amo Muito Vocês e sou muito grata pelo grande Amor que dedicaram à mim... Mas já está na hora de vocês saberem a verdade... Eu pertenço a um mundo diferente... Sou a Princesa da Lua. Fui enviada pelo meu rei para viver aqui na Terra e dar uma vida mais digna à vocês... Mas agora fui comunicada que devo partir, pois minha Missão está cumprida..."
    
    Os pais choraram desesperadamente e pediram para que a filha não os abandonasse, mas foi em vão. Kaguya Hime agradeceu aos velhinhos e despediu-se. Em seguida, a Lua começou a brilhar. Mensageiros vestidos com roupas brilhantes desceram sobre as nuvens. Kaguya Hime vestiu um Manto de plumas, olhou para os pais adotivos, deixou uma lágrima rolar em seu rosto. E subiu aos céus...

Assim, desse dia em diante, em todas as noites de Lua Cheia o casal olha para o céu e vê o rosto de sua adorada filha, sorrindo e deixando a Lua cada vez mais bela!


Fonte: wikipedia

Nota:  Essa é uma antiga lenda japonesa que conta a historia de uma princesa que vem da Lua e nasce em um tronco de bambu para atender a necessidade de um casal idoso que não podiam ter filhos.

[dicas tutor] Começando um roteiro


1° Escreva Uma Sinopse Da História (sinopse é um pequeno resumo). Tenha em mente, qual é seu objetivo? O que você quer contar? Então, para dar início a grande saga da escrita e chegar até o Grande Final... Escreva um parágrafo da historia. Nesse parágrafo você sintetiza toda a história, deixando de lado os detalhes. Faça organizadamente um pequeno resumo. Mas isso não é o final, não. Reduza ainda mais esse parágrafo, até caber numa única frase. Por exemplo, Dragon Ball Z pode ser resumido em "um grupo de amigos lutam contra inimigos poderosos para defender a Terra." Você acha que essa frase explica tudo o que acontece em DBZ? Mas de jeito nenhum! Mas ela resume tudo, é a base fundamental de onde sua história irá começar... E é sua bússola. Não vá achando que fazer isso é fácil. Tente aí com suas coisas e veja como é.

2° Faça Profiles dos Personagens - por incrível que pareça, muita gente solta os personagens no mangá ou no texto de qualquer jeito. Isso estar totalmente errado. Pra poder desenvolver sua história, você, autor, precisa conhecer profundamente seus personagens. Precisa saber de onde eles vieram, para onde irão, quais são seus interesses delas, seus objetivos. Quem ele/ela ama? Qual seu melhor amigo ou seu pior inimigo? Qual seu vício, seus defeitos, enfim, entrose-se com o personagem. Faça um profile o mais completo possível do seu personagem antes de agir com ele na história. Desenvolva suas forças e suas fraquezas, seus relacionamentos, casa, quarto, roupa, enfim, quanto mais você souber sobre ele/ela, melhor. Só não exagere, senão você fica delirando em cima do profile e não toca adiante suas coisas. Pra evitar isso, estabeleça um limite para essa construção do profile.

3° Escreva Sua História - Uma vez que você sabe qual é o personagem principal, onde ele vai, onde ele foi, sua casa, amigos e inimigos, o que ele gosta ou desgosta, etc., você tem que começar a escrever a historia, certo? Apenas escreva sua história! Diga o que rola, quem faz as coisas acontecerem, ele sai ou ela volta e quais seus poderes, enfim.  Tenha todas as perguntas respondidas nessa primeira parte do texto.

4° O Primeiro Texto - Depois de tudo isso, após essa "coordenação mental" de seu trabalho... É hora de criar o grande cenário, o grande panorama da história. Nesse ponto você inicia uma relação com seu leitor, uma relação de sedução, deslocando o leitor de seu eixo convencional e vai levando-o em uma direção ao teatro imaginário que se esconde atrás de suas palavras! Enfim, nessa parte você vai decidindo a quantidade de informação que pretende passar para o leitor. E já que estamos falando de roteiro de mangá, chegou a hora do Layout do Storyboard.

5° Storyboard- É um painel que contém uma certa quantidade de informação textual que também carrega informação visual (a ilustração). Ou seja, mangá, comics, fumetti, etc, são uma mistura desses dois elementos, o desenho e a história. Lembre-se sempre, é história em quadrinhos e não desenho em quadrinhos. Mas não se preocupe com os desenhos nesta fase (a não ser que você desenhe também). Focalize sua atenção no texto.
Quem diz o que pra quem? Que ação nas cenas você quer mostrar e incluir? Ou seja, você vai quebrar sua história em painéis de ação fragmentada.
Não esqueça que o desenho deve estar a serviço do texto. E não o contrário.

Chegou a hora- Vamos colocar a história junto com o desenho. Se você for um ótimo desenhista, ou um mais ou menos, tente fazer você mesmo seus personagens. Tente traze-los à vida, lhes dando expressões especiais, diferentes e inusitadas. Saia do lugar comum dos maneirismos do mangá, aquelas carinhas bobas e tão manjadas. Faça expressões visuais especiais, típicas de seu trabalho. Se você seguir os moldes do mangás, será mais um sujeitinho comum. Tente ser o mais original possível, originalidade é tudo.
Já que é para publicar, será preciso fazer um amplo trabalho no texto e na construção dos personagens, acrescentando sua visão pessoal das coisas.

Dicas: Normalmente, quem está iniciando na escrita pra depois desenhar, pode sofrer com a parte de criação de personagens. É normal, mas não é motivo para não se esforçar e se dedicar.

Veja seus animes e mangás favoritos e pense a respeito do por que eles lhe agradarem tanto. Deixe de lado a estética diferente, as cores, à ação e centralize sua análise nos personagens, na ação. Veja o que tem neles que os fazem tão especiais e porque você se identifica com eles. Esse pequeno exercício de autoanálise pode lhe abrir um monte de portas e um alto conhecimento... Todo mundo tem sua obra-prima, seu grande projeto, seu maior delírio criativo. Se você quiser trabalhar nele... Tudo bem. Mas não se apresse. Sintetize tudo, organize-se, dedique-se mais, sem pressa... Mas também não faça corpo mole! Grandes ideias de repente pulam no seu colo, mas elas podem demorar um tempo para serem desenvolvidas. Portanto, dedique-se, concentre-se, organize-se e deixe tomar o tempo que for. Mas não tempo demais.

Ficam aí as dicas. :D!

Fonte: A maravilhosa revista Neo Tokyo

domingo, 3 de junho de 2012

[dicas tutor] Desenhando chibi

Bom galera, eu encontrei 2 videos na youtube muito legais que ensinam a desenhar chibi e suas expressões.


vejam.



E esse outro de Mark Criley que também adorei.


Vejam o site delehttp://www.markcrilley.com/



Ficam aí as dicas. :D