sábado, 16 de junho de 2012

[dicas tutor] Começando um roteiro


1° Escreva Uma Sinopse Da História (sinopse é um pequeno resumo). Tenha em mente, qual é seu objetivo? O que você quer contar? Então, para dar início a grande saga da escrita e chegar até o Grande Final... Escreva um parágrafo da historia. Nesse parágrafo você sintetiza toda a história, deixando de lado os detalhes. Faça organizadamente um pequeno resumo. Mas isso não é o final, não. Reduza ainda mais esse parágrafo, até caber numa única frase. Por exemplo, Dragon Ball Z pode ser resumido em "um grupo de amigos lutam contra inimigos poderosos para defender a Terra." Você acha que essa frase explica tudo o que acontece em DBZ? Mas de jeito nenhum! Mas ela resume tudo, é a base fundamental de onde sua história irá começar... E é sua bússola. Não vá achando que fazer isso é fácil. Tente aí com suas coisas e veja como é.

2° Faça Profiles dos Personagens - por incrível que pareça, muita gente solta os personagens no mangá ou no texto de qualquer jeito. Isso estar totalmente errado. Pra poder desenvolver sua história, você, autor, precisa conhecer profundamente seus personagens. Precisa saber de onde eles vieram, para onde irão, quais são seus interesses delas, seus objetivos. Quem ele/ela ama? Qual seu melhor amigo ou seu pior inimigo? Qual seu vício, seus defeitos, enfim, entrose-se com o personagem. Faça um profile o mais completo possível do seu personagem antes de agir com ele na história. Desenvolva suas forças e suas fraquezas, seus relacionamentos, casa, quarto, roupa, enfim, quanto mais você souber sobre ele/ela, melhor. Só não exagere, senão você fica delirando em cima do profile e não toca adiante suas coisas. Pra evitar isso, estabeleça um limite para essa construção do profile.

3° Escreva Sua História - Uma vez que você sabe qual é o personagem principal, onde ele vai, onde ele foi, sua casa, amigos e inimigos, o que ele gosta ou desgosta, etc., você tem que começar a escrever a historia, certo? Apenas escreva sua história! Diga o que rola, quem faz as coisas acontecerem, ele sai ou ela volta e quais seus poderes, enfim.  Tenha todas as perguntas respondidas nessa primeira parte do texto.

4° O Primeiro Texto - Depois de tudo isso, após essa "coordenação mental" de seu trabalho... É hora de criar o grande cenário, o grande panorama da história. Nesse ponto você inicia uma relação com seu leitor, uma relação de sedução, deslocando o leitor de seu eixo convencional e vai levando-o em uma direção ao teatro imaginário que se esconde atrás de suas palavras! Enfim, nessa parte você vai decidindo a quantidade de informação que pretende passar para o leitor. E já que estamos falando de roteiro de mangá, chegou a hora do Layout do Storyboard.

5° Storyboard- É um painel que contém uma certa quantidade de informação textual que também carrega informação visual (a ilustração). Ou seja, mangá, comics, fumetti, etc, são uma mistura desses dois elementos, o desenho e a história. Lembre-se sempre, é história em quadrinhos e não desenho em quadrinhos. Mas não se preocupe com os desenhos nesta fase (a não ser que você desenhe também). Focalize sua atenção no texto.
Quem diz o que pra quem? Que ação nas cenas você quer mostrar e incluir? Ou seja, você vai quebrar sua história em painéis de ação fragmentada.
Não esqueça que o desenho deve estar a serviço do texto. E não o contrário.

Chegou a hora- Vamos colocar a história junto com o desenho. Se você for um ótimo desenhista, ou um mais ou menos, tente fazer você mesmo seus personagens. Tente traze-los à vida, lhes dando expressões especiais, diferentes e inusitadas. Saia do lugar comum dos maneirismos do mangá, aquelas carinhas bobas e tão manjadas. Faça expressões visuais especiais, típicas de seu trabalho. Se você seguir os moldes do mangás, será mais um sujeitinho comum. Tente ser o mais original possível, originalidade é tudo.
Já que é para publicar, será preciso fazer um amplo trabalho no texto e na construção dos personagens, acrescentando sua visão pessoal das coisas.

Dicas: Normalmente, quem está iniciando na escrita pra depois desenhar, pode sofrer com a parte de criação de personagens. É normal, mas não é motivo para não se esforçar e se dedicar.

Veja seus animes e mangás favoritos e pense a respeito do por que eles lhe agradarem tanto. Deixe de lado a estética diferente, as cores, à ação e centralize sua análise nos personagens, na ação. Veja o que tem neles que os fazem tão especiais e porque você se identifica com eles. Esse pequeno exercício de autoanálise pode lhe abrir um monte de portas e um alto conhecimento... Todo mundo tem sua obra-prima, seu grande projeto, seu maior delírio criativo. Se você quiser trabalhar nele... Tudo bem. Mas não se apresse. Sintetize tudo, organize-se, dedique-se mais, sem pressa... Mas também não faça corpo mole! Grandes ideias de repente pulam no seu colo, mas elas podem demorar um tempo para serem desenvolvidas. Portanto, dedique-se, concentre-se, organize-se e deixe tomar o tempo que for. Mas não tempo demais.

Ficam aí as dicas. :D!

Fonte: A maravilhosa revista Neo Tokyo

Nenhum comentário:

Postar um comentário